O cenário de aprendizagem 1

Cenário de Aprendizagem – TIC – 1.º Período (4.º ano)

Área/domínio conhecimento:
Estudo do Meio – Planeta Terra, oceanos e animais marinhos
Nível de ensino:
4.º ano de escolaridade
Título: O Planeta Azul
Objetivos:
ü  Descobrir algumas curiosidades sobre o Planeta Terra;
ü  Localizar no planisfério e no globo os continentes e os oceanos;
ü  Reconhecer o Oceano Atlântico como fronteira marítima de Portugal;
ü  Comparar e classificar animais segundo as suas características externas e modo de vida;
ü  Conhecer melhor os animais que vivem nos oceanos;
ü  Desenvolver a capacidade de comunicação;
ü  Contactar com ferramentas digitais (Padlet, Book Creator,…)
Intervenientes: Alunos, professora
Contexto/ambiente:
Sala TIC, Biblioteca, Museu da baleia
Recursos e materiais:
Computadores, Datashow, Book Creator, Padlet, Blogger, Gmail, AnswerGarden, Popplet, Google Drive, Pollcode, Pixabay, Google, registos de auto e heteroavaliação,Kahoot…
Enredo e sequência de atividades:
Numa fase inicial, e uma vez que vamos navegar no mundo da Internet, torna-se fundamental que, logo nas primeiras aulas, se fale do tema Segurança na Internet. Por isso mesmo iremos explorar o site da Seguranet, nomeadamente as suas animações e tiras de banda desenhada levando os alunos a refletir sobre a necessidade de um comportamento responsável aquando da utilização do mundo da Internet.
Por outro lado, uma das aulas será também sobre a utilização do correio eletrónico uma vez que esta ferramenta é uma novidade para as crianças. Iremos aprender a enviar um e-mail, a visualizar mensagens enviadas, anexar ficheiros e conheceremos outras funcionalidades da conta de correio eletrónico, mais concretamente o Google Drive, ferramenta da qual faremos uso com muita frequência nas nossas aulas.
Posteriormente, os alunos tentarão descobrir o que é e para que serve um blogue e, para isso, utilizarão o Powerpoint. Seguir-se-ão as sugestões para o nome do blogue registadas na ferramenta AnswerGarden  e proceder-se-á a uma votação no Pollcode. A sugestão mais votada dará o nome ao blogue.
Após um breve diálogo com os alunos sobre a importância de citar as fontes nos trabalhos que elaboramos, os alunos elaborarão uma pesquisa sobre o Planeta Terra, curiosidades e segredos, e registarão as suas descobertas num Padlet criado para o efeito. Ilustrarão este trabalho recorrendo a imagens do Pixabay. Após a conclusão deste trabalho, os alunos serão levados a construir um mapa conceptual sobre os Oceanos utilizando para tal a ferramenta Popplet. O objetivo é que descubram coisas como o porquê dos seus nomes, qual a ciência que estuda os oceanos, quais as suas riquezas, a sua importância para o ambiente, relação entre o oxigénio e o oceano,…
Num momento posterior, irão então dedicar-se à exploração dos animais que vivem nos oceanos. Cada um escolherá um animal da sua preferência, realizarão uma pesquisa no Google sobre cada um deles e construirão um texto no Word Online utilizando a ferramenta Google Drive. Para melhorar a performance escrita das crianças, todos os trabalhos serão sujeitos a avaliação pelos seus pares que darão feedback dos textos escritos inserindo comentários nos mesmos que serão partilhados online. Depois de construídos os textos e de pesquisadas as imagens no Pixabay, os alunos construirão um e-book utilizando a ferramenta Book Creator com os trabalhos construídos.
Para o final do período serão agendadas apresentações dos trabalhos às turmas dos mais novos e uma visita de estudo ao Museu da Baleia, no Caniçal.
Avaliação:
A avaliação das aprendizagens será feita através dos registos de auto e heteroavaliação, dos trabalhos que forem realizados no contexto de sala de aula e de alguns questionários online.
Atividades de extensão/desfecho/produto(s):
Os alunos construirão um e-book, padlets com informações recolhidas, mapas conceptuais utilizando o Popplet que integrarão um blog criado para que os alunos coloquem as suas produções.
Interdisciplinaridade:
As atividades a desenvolver neste cenário permitirão que os alunos desenvolvam algumas das competências do século XXI, nomeadamente as da comunicação, trabalho colaborativo e espírito crítico. Na área do Estudo do Meio estas atividades permitirão o aprofundamento de temas relacionados com os astros, os animais e os oceanos. No Português as crianças terão a oportunidade de aprofundar as suas competências de escrita e por outro lado, no âmbito da Educação para a Cidadania, serão levados a desenvolver competências sociais, mais concretamente no que concerne ao respeito pela opinião do outro e do seu trabalho e à partilha de ideias e opiniões. Em última instância, o trabalho proposto permitirá uma reflexão sobre a necessidade da preservação do ambiente para que o futuro da Humanidade seja mais feliz.



Sem comentários:

Enviar um comentário