Cenário
de Aprendizagem – TIC – 1.º Período (4.º ano)
Área/domínio conhecimento:
Estudo
do Meio – Planeta Terra, oceanos e animais marinhos
Nível de ensino:
4.º
ano de escolaridade
Título: O Planeta Azul
Objetivos:
ü Descobrir algumas curiosidades
sobre o Planeta Terra;
ü Localizar no planisfério e no
globo os continentes e os oceanos;
ü Reconhecer o Oceano Atlântico
como fronteira marítima de Portugal;
ü Comparar e classificar animais
segundo as suas características externas e modo de vida;
ü Conhecer melhor os animais que
vivem nos oceanos;
ü Desenvolver a capacidade de
comunicação;
ü Contactar com ferramentas
digitais (Padlet, Book Creator,…)
Intervenientes: Alunos, professora
Contexto/ambiente:
Sala
TIC, Biblioteca, Museu da baleia
Recursos e materiais:
Computadores,
Datashow, Book Creator, Padlet, Blogger, Gmail, AnswerGarden, Popplet, Google
Drive, Pollcode, Pixabay, Google, registos de auto e heteroavaliação,Kahoot…
Enredo e sequência de
atividades:
Numa
fase inicial, e uma vez que vamos navegar no mundo da Internet, torna-se
fundamental que, logo nas primeiras aulas, se fale do tema Segurança na
Internet. Por isso mesmo iremos explorar o site da Seguranet, nomeadamente as
suas animações e tiras de banda desenhada levando os alunos a refletir sobre a
necessidade de um comportamento responsável aquando da utilização do mundo da
Internet.
Por
outro lado, uma das aulas será também sobre a utilização do correio eletrónico
uma vez que esta ferramenta é uma novidade para as crianças. Iremos aprender a
enviar um e-mail, a visualizar mensagens enviadas, anexar ficheiros e
conheceremos outras funcionalidades da conta de correio eletrónico, mais
concretamente o Google Drive, ferramenta da qual faremos uso com muita
frequência nas nossas aulas.
Posteriormente,
os alunos tentarão descobrir o que é e para que serve um blogue e, para isso,
utilizarão o Powerpoint. Seguir-se-ão as sugestões para o nome do blogue registadas
na ferramenta AnswerGarden e
proceder-se-á a uma votação no Pollcode. A sugestão mais votada dará o nome ao
blogue.
Após
um breve diálogo com os alunos sobre a importância de citar as fontes nos
trabalhos que elaboramos, os alunos elaborarão uma pesquisa sobre o Planeta
Terra, curiosidades e segredos, e registarão as suas descobertas num Padlet
criado para o efeito. Ilustrarão este trabalho recorrendo a imagens do Pixabay.
Após a conclusão deste trabalho, os alunos serão levados a construir um mapa
conceptual sobre os Oceanos utilizando para tal a ferramenta Popplet. O
objetivo é que descubram coisas como o porquê dos seus nomes, qual a ciência
que estuda os oceanos, quais as suas riquezas, a sua importância para o
ambiente, relação entre o oxigénio e o oceano,…
Num
momento posterior, irão então dedicar-se à exploração dos animais que vivem nos
oceanos. Cada um escolherá um animal da sua preferência, realizarão uma
pesquisa no Google sobre cada um deles e construirão um texto no Word Online
utilizando a ferramenta Google Drive. Para melhorar a performance escrita das
crianças, todos os trabalhos serão sujeitos a avaliação pelos seus pares que
darão feedback dos textos escritos inserindo comentários nos mesmos que serão
partilhados online. Depois de construídos os textos e de pesquisadas as imagens
no Pixabay, os alunos construirão um e-book utilizando a ferramenta Book
Creator com os trabalhos construídos.
Para o
final do período serão agendadas apresentações dos trabalhos às turmas dos mais
novos e uma visita de estudo ao Museu da Baleia, no Caniçal.
Avaliação:
A
avaliação das aprendizagens será feita através dos registos de auto e
heteroavaliação, dos trabalhos que forem realizados no contexto de sala de aula
e de alguns questionários online.
Atividades
de extensão/desfecho/produto(s):
Os
alunos construirão um e-book, padlets com informações recolhidas, mapas
conceptuais utilizando o Popplet que integrarão um blog criado para que os
alunos coloquem as suas produções.
Interdisciplinaridade:
As
atividades a desenvolver neste cenário permitirão que os alunos desenvolvam
algumas das competências do século XXI, nomeadamente as da comunicação,
trabalho colaborativo e espírito crítico. Na área do Estudo do Meio estas
atividades permitirão o aprofundamento de temas relacionados com os astros, os
animais e os oceanos. No Português as crianças terão a oportunidade de
aprofundar as suas competências de escrita e por outro lado, no âmbito da
Educação para a Cidadania, serão levados a desenvolver competências sociais, mais
concretamente no que concerne ao respeito pela opinião do outro e do seu
trabalho e à partilha de ideias e opiniões. Em última instância, o trabalho
proposto permitirá uma reflexão sobre a necessidade da preservação do ambiente
para que o futuro da Humanidade seja mais feliz.
Sem comentários:
Enviar um comentário